Como aproveitar melhor as feiras de estudos e Intercâmbio?

Tem o sonho de fazer intercâmbio, mas não sabe por onde começar as pesquisas? Comece visitando as feiras de intercâmbio! Elas são ótimas para conhecer ‘um pouco sobre o mundo’ e mostrar o que tem de melhor em cada país. Além disso, você ainda tem o contato direto com coordenadores de ensino de várias escolas e universidades de diversos países, incluindo EUA, Canadá, Inglaterra, Austrália etc.

O ideal para se tirar o melhor proveito dessas feiras e não perder o foco é se informar, através dos sites, quais empresas estarão por lá e fazer uma lista das escolas que você gostaria de conhecer. A maioria das feiras também oferecem palestras bem bacanas, geralmente ministradas pelo próprio coordenador de ensino da escola, ou seja, há sempre grandes chances de encontrar vários gringos que poderão lhe dar um aconselhamento educacional – sempre puxando sardinha para a escola que eles representam, é claro. Mas o legal é que eles realmente te ajudam com um plano de estudos, se perceberem que você está interessado no assunto!

Mundo Gringo_Intercambio campvan

Se você está em dúvida entre países, visite de 2 a 3 agências que trabalham com mais de um país, por exemplo, que ofereçam cursos na América do Norte, Europa e Oceania. Isto, para não correr o risco de ser influenciado pelo sonho do consultor – e deixar o seu sonho de lado. É muito comum o consultor educacional falar tanto de suas experiências próprias em X país e te empolgar para fazer o mesmo que eles fizeram, inclusive te mandar para onde eles já foram! Porém é importante lembrar que cada um tem uma experiência, ou seja, você tem que ver o que é melhor para você, e não o que foi bom para aquele consultor de intercâmbio.

Como dica, todos os anos acontecem o Salão do Estudante e a feira Eduexpo Brasil. Esta última, geralmente passa por várias cidades do Brasil e América Latina e recebe milhares de visitantes. Com um ar dinâmico e interativo, é bacana tirar metade do dia, pelo menos, para a feira, pois elas também trazem bastantes informações sobre cultura dos países, exposições, apresentações. 

Aos que querem se comunicar com os gringos, mas não sabem inglês ou outra língua, saiba que esses eventos também contam com intérpretes e tradutores – eu mesma já fui intérprete e tradutora em inúmeros eventos –, o que possibilita que o futuro intercambista e sua família tirem melhor proveito das palestras e stands e esclareçam todas as dúvidas. Já os que sabem inglês, poderão treinar um pouquinho a conversação com os Coordenadores de Ensino das instituições participantes.

Mundo Gringo_Feiras de Intercambio

Aos que não puderem participar das feiras, comece pesquisando com agências de sua cidade e visitem também as Feiras Online. Descobri o link http://edufindme.com/expo/mx#/virtual_fairs/10, da Eduexpo, a qual traz informações e contatos de diversas escolas e universidades que geralmente participam dos eventos. É um bom começo para pesquisas.

Antes de viajar, fui em pelo menos 5 feiras, peguei milhares de panfletos, falei com diversas pessoas de diferentes países e escolas e ainda voltei pra casa cheia de brinde! Vale a pena, recomendo sempre.

0 Comentários

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *