Férias, Frio e Fondue! Por quê Campos do Jordão é o queridinho do inverno?

Chegou a estação mais charmosa do ano, onde todos querem um bom casaco, abraços e amores para aquecer os corações! Enquanto uns preferem um bom edredom com chocolate quente no sofá, outros preferem passar as férias de inverno curtindo um friozinho com fondue em Campos do Jordão, interior paulista.

Campos é aquela cidade apaixonante, onde folhas de plátanos (parecidas com a folha da bandeira do Canadá ou de filmes de romance) se espalham pelas ruas e calçadas, cobrindo as árvores e os chãos da cidade. É para onde casais apaixonados viajam para curtir o clima frio juntinhos, com boa gastronomia e passeios deliciosos. É lá também que muitas famílias levam a criançada para brincar nos parques e experimentar patinação, onde os amigos se juntam para uma boa azaração e o Baden Baden oferece o melhor chopp da região!

Mundo-Gringo---Campos-do-Jordao-1

Campos do Jordão é assim, uma mistura de frio congelante com um sol de 25 graus. Considerada a ‘Suíça’ brasileira – mais brasileira do que Suíça, Campos oferece 24 horas de atividades para todos os perfis, gostos e bolsos. Logo às 6 da manhã já é possível encontrar um pessoal fazendo cooper, caminhadas e pedalando nas calçadas da principal avenida da cidade; e há os que preferem se exercitar nas trilhas próximas às exuberantes matas, com ar puro e fresco das montanhas e uma boa dose de frio matinal.

É também logo cedo que alpinistas se preparam para escalar as montanhas e morros da região, como a Gruta dos Crioulos e Pedra do Baú, este último famoso point para fazer rapel (preferencialmente com um guia da região). Aos menos aventureiros, entre as 9 e 10 horas da manhã, o centrinho começa a tomar forma, com suas inúmeras lojinhas de malharias e tricots já abertas, chocolaterias oferecendo seus deliciosos chocolates quentes e cremosos, senhores e jovens oferecendo passeios de cavalo, entre outros tours pela região.

Vista do Morro do Elefante, Campos do Jordão

O teleférico que leva ao Morro do Elefante também é outro atrativo para crianças e adultos, mas há os que prefiram ir ao Morro de carro e ver a cidade do alto, com uma perspectiva diferente da do centro da cidade. Entre outros passeios favoritos dos turistas, seguindo a Avenida José Manoel Gonçalves rumo à Avenida Marianne Baumgart, está a Ducha de Prata, com diversas mini-cachoeiras e lojinhas de souvenirs (lembrancinhas). Seguindo a estrada, o turista ainda encontra um grande lago para se fazer tirolesa e, ao final da estrada, chega ao Pico do Itapeva, famoso por sua vista para 15 cidades do Vale do Paraíba, como Tremembé, Taubaté, São José dos Campos e outras.

Vista do Pico do Itapeva, Campos do Jordão

Para crianças e adultos, há também alguns parques tematizados, como o famoso Tarundu, com tirolesa, bola inflável, patinação no gelo e muito mais! O lugar também oferece um excelente restaurante com forno à lenha, oferecendo diversos pratos, inclusive pizza. Outra dica de passeio é o Ecoparque Pesca na Montanha, onde e possível fazer pesca esportiva, aprender à atirar com arco e flecha, fazer arborismo, passear de cavalo, entre outras atividades. O local também oferece um excelente restaurante com sua especialidade: trutas.

Para o público adulto, é também possível visitar a cervejaria Baden Baden, porém é necessário agendar com antecedência. Visitar a chocolateria Araucária é outro atrativo da cidade, entre outros passeios como os jardins Amantikir, Borboletário, Casa da Xilogravura, shoppings e centros de compas, e muito mais.

Shopping do centrinho de Campos do Jordão

Durante o mês de Julho, além de todas as atrações turísticas, a cidade também ofere shows gratuitos na praça central, com apresentações de sinfônicas, orquestras e bandas da região. É o Festival Internacional de Inverno que acontece todo ano! Além disso, stands das mais variadas marcas de carro, relógios e roupas de grifes se espalham pelo centrinho da cidade divulgando sua marca e interagindo com todos que passam pelo local.

À noite, diversão é o que não falta. A cidade funciona praticamente 24 horas e é possível aproveitar um bom restaurante até altas horas ou mesmo curtir os barzinhos da região – se o frio deixar, pois as temperaturas caem drasticamente na madrugada, chegando à 0 graus ou graus negativos! Os que querem azaração, aproveitam as diversas baladas e festas itinerantes, com direto à muita bebida e gente bonita, de modelos à convidados especiais.

Vida noturna em Campos do Jordão

É importante lembrar que nesta época do ano a cidade fica realmente muito cheia e, por isso, vale a pena agendar tudo com antecedência para não correr o risco de ficar sem acomodação! Os preços também sobem – e muito – nesta época do ano, então também é aconselhável pesquisar bem para ver se não vale a pena curtir as férias em junho ou agosto, de acordo com disponibilidades.

Quer mais dicas de Campos, incluindo mais fotos, sugestão de restaurantes e horário ideal para passeios? Então confira os roteiros que o Mundo Gringo preparou, exclusivos e recheados de dicas para você curtir com sua família e amigos. Clique Aqui, Aqui e Aqui!

Ah! E aproveitando o clima frio, que tal doar aqueles casacos que não servem mais, ou estão antigos, ou que você gostaria muito de poder dar à alguém que precisa mais do que você?! Esta época do ano é a mais propícia à isso! Igrejas, mercados e muitas entidades espalhadas pelo país podem te ajudar à levar mais calor humano aos que necessitam mais do que um abraço. Clique Aqui e veja também como colaborar!

Boas ações! Bom frio! E Boa viagem!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *