O melhor que há em Itá

O nome é tão pequeno quanto o tamanho da cidade. Mas sua história é tão grande e nobre quanto sua importância para a região! Com pouco mais de 6 mil habitantes, Itá (SC) é uma cidade que foi planejada, devido à criação de uma usina hidrelétrica a qual inundou a ‘cidade velha’ e fez nascer uma novinha em folha. Para uns, a mudança trouxe tristeza, pelo Rio Uruguai ter inundado histórias e memórias; para outros, a perspectiva de uma nova vida que poderia ser construída, re-desenhada e re-decorada do zero!
Com uma cultura ítalo-alemã enraizada e um povo extremamente hospitaleiro, Itá vem ganhando os corações de turistas do Brasil e do #MundoGringo e já se tornou um dos principais pólos turísticos na região, sendo conhecida como “A Capital do Paraíso” e oferecendo atrações tanto para o verão, quanto para o inverno!
Se você é do tipo aventureiro, vai adorar atravessar 1780 metros de tirolesa à 40 km/h sobre uma extensa represa e finalizar o percurso próximo à uma praia artificial! A tirolesa é uma das mais altas do Brasil, onde o ponto mais alto atinge 86 metros de altura sobre o espelho d’água, imagine o visual! #éSensacional! Mas, se seu negócio é curtir em terra firme, experimente, então, passear em um funicular – bonde estilo europeu, puxado por cabos e sobe morros na diagonal – que roda 104 metros na diagonal, interligando a chamada ‘cidade alta’ com a ‘cidade baixa’ de Itá, e ainda curtir um visual que mescla o campo, a majestosa represa e toda uma cultura ítalo-brasileira.
Você sabia?
Este é o primeiro bonde funicular do Brasil com tecnologia totalmente nacional e foi inaugurado no final de maio, na cidade de Itá. Desenvolvido e executado pelo Grupo Eco&Eco, junto às empresas Alnova Esquadrias de Alumínio, D2C Arquitetura, entre outras empresas e profissionais de Campinas e região de São Paulo, trata-se de um sistema de transporte de passageiros com funcionamento ecológico composto por uma cabine, que corre inicialmente 104 metros de trilhos tracionado por um cabo. O bonde tem capacidade para 11 pessoas, com acessibilidade para cadeirantes, e irá atender 120 pessoas/hora! É produto nacional com qualidade internacional! #VaiBrasil! #GoBrazil
 
Outros passeios imperdíveis na cidade são as famosas visitas em fazendas de mirtilo – a famosa Blueberry -, com a atração ‘Colha e Pague’. A diversão é garantida para crianças e adultos, onde é possível fazer a própria colheita do mirtilo, e levar para a casa todos os frutinhos que você mesmo selecionou! Aos que preferem fazer apenas a visitação na fazenda, os proprietários, mais que hospitaleiros, explicam toda a história do local e ainda oferecem degustação de geléias, mel, sucos, mates para chimarrão, e também deliciosas cervejas artesanais!! É isso mesmo, todos os itens, inclusive as cervejas, são produzidos com mirtilo! E você ainda pode levar para casa todos esses ítens, além dos cosméticos produzidos na região especialmente com esta frutinha tão cheirosa.
Se além da cervejinha você também gosta de uma boa e velha cachaça, peça as dicas com os moradores  locais e vá direto aos alambiques da região! Tem uma pertinho da fazenda de mirtilos! Você poderá experimentar e levar galões de até 5 litros, produzidos artesanalmente e com técnicas centenárias,  passadas de gerações à gerações.

Outro ponto auge da cidade são os passeios de barco realizados ao final do dia, no lago onde se encontram as torres da Antiga Igreja Matriz São Pedro, fundada em 1936 (as torres foram construídas em 1956). Estas torres são as únicas estruturas que ainda restaram da antiga cidade de Itá que, conforme dito anteriormente, foi totalmente submersa pela represa do Lago da Usina Hidrelétrica. Com elas, sobrevivem até hoje a história, a cultura, a fé, a coragem e as memórias do povo itaense e é considerado o símbolo turístico do município.

Este tour ocorre próximo ao horário do pôr do sol, e as torres da antiga igreja são totalmente iluminadas e ligadas durante a noite, sendo um atrativo não só durante o dia, mas também à noite. É possível também fazer uma boa caminhada ao redor do lago, ou mesmo passar de carro ou ônibus no seu entorno, vendo do alto toda a beleza e imponência das torres.  De acordo com relatos locais, quando estavam demolindo a igreja, as torres eram estruturas tão robustas que estava praticamente impossível de demolí-las. Com uma população fortemente religiosa, surgiu a idéia, então, de salvar as torres e fazer delas um marco histórico para a cidade. E realmente é símbolo até hoje, inclusive compondo souvenirs, como chaveiros e cartões postais!

 
Itá tem realmente muitos e muitos atrativos turísticos. São mais de 30 atividades, incluindo também passeios em vinícolas, trilhas, caminhadas e passeios de bike pela região, e uma das mais deliciosas atrações para finalizar o dia: descansar e relaxar no Parque Aquático Thermas Itá, um balneário alimentado por fontes de água termais que contêm propriedades terapêuticas e traz vários benefícios para o equilíbrio da mente e do corpo. Neste exato momento (Maio/2017), o Parque está sendo renovado e deverá ser reinaugurado em Novembro, deste ano!
Mas não se preocupe! Se você estiver antes desta data por lá, o Hotel Itá Thermas Resort e Spa também oferece piscinas com cascatas e jacuzzis quentinhas, também abastecidas com água termal! A temperatura chega à 33 graus centígrados e é totalmente relaxante e medicinal. O #MuG esteve por lá e constatou: de imediato, além de relaxante, a pele e o cabelo ficam muito macios, é uma delícia!

Foto Divulgação

Agora a melhor parte! O #MuG descolou um link que dá direito à muitos brindes e descontos nas atrações turísticas da cidade! É só acessar este link Aqui – http://destinoita.com.br/conhecer-ita – e você será direcionado para uma página exclusiva sobre a cidade com a área de download destes descontos. Detalhe: além de transferíveis, estes descontos se estendem à família e amigos e vale por um ano! Ou seja, se você não foi viajar agora, já garanta o seu desconto – porque tem prazo e os números são limitados – e você poderá utiliza-lo em sua próxima viagem à região (dentro de um ano, é claro!), ou repassar à seus amigos viajantes!

Bora para Itá?! Boa viagem e até lá!

 
0 Comentários

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *