Conheça o Patrimônio Histórico tombado pela UNESCO em Paraty

Se você está à passeio pelo litoral norte de São Paulo, deixe de lado um dos dias de praia (aqueles em que você vai para comer, beber e dormir)! Este é mais um dos conselhos do MuG que você deve seguir, sem se arrepender!

IMG_4542 copy

É que há 1 hora de distância da Praia Grande | Centro de Ubatuba, está a linda Paraty, cidade carioca, colonial e considerada Patrimônio Histórico Nacional! Inclusive, o Centro Histórico de Paraty tem “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”, segundo a UNESCO; ou seja, haja bateria de câmeras e celulares para tantas fotos!

Zanzi-1 copy

A cidade foi praticamente toda construída por escravos e sua preservação é quase que impecável, fazendo, com que, em algumas áreas, você se sinta como se estivesse ainda, no século passado! Aliás, pernas para que te quero! Desista de andar de salto pelas ruas de Paraty; os gigantes e nada uniformes paralelepípedos prometem te fazer escorregar até de chinelo, além de tropeçar, pular e/ou cair! Mas eu prometo que nada tira a mágica deste local!

DSC_0486 copy

Mas além de ter um centro histórico super bacana, Paraty ainda é palco de dezenas de eventos o ano todo! Entre eles, grandes festivais, desde o tradicional festival da cachaça ao de literatura e outros de alta gastronomia! E, por falar em gastronomia, a cidade ainda se reserva no direito de ter uma culinária internacional de se comer rezando e/ou lambendo os dedos!

A cada portinha colorida dos gigantes casarões, encontramos uma loja diferente, um boteco delicioso, um bar harmonioso e um restaurante divino! A culinária local é simplesmente maravilhosa e a cidade conta com dezenas de restaurantes. Entre os favoritos – nada de Publi, juro! -,  o restaurante Tailandês Thai Brasil, o famoso Paraty 33 com seus deliciosos peixes na grelha e o divino Margarida Café, com um camarão ao molho de vinhos de dar água na boca! – (Clique Aqui para mais opções). O melhor Gelato da cidade ainda é italianíssimo e super cremoso, porém nunca me recordo o nome do restaurante, que tem portas vermelhas, em frente à praça – foto abaixo.

Vida noturna Paraty

Devo alertar que os preços em Paraty não são os principais atrativos do local; afinal, a cidade carioca recebe gringos dos 4 cantos do mundo o ano inteiro e, conseqüentemente, os valores desde hospedagem à restaurantes seguem um padrão semi-internacional. O passeio é gratuito, mas a cidade não é nada barata quando se pensa em aproveitar a alta culinária e investir em seus lindos artesanatos; porém garanto que vale cada centavo! Mas, justiça seja feita: os valores não são diferentes dos grandes centros, como por exemplo, de um bom restaurante em São Paulo! Ou seja, fica a dica: leve R$50 à mais e tudo ficará bem!

Banzay 4

E, por último, e o mais importante, as praias próximas ao centro de Paraty não são o melhor lugar banho; suas areias estão, inclusive, bem sujas de óleo! Mas nós, como bons brasileiros, demos um jeitinho nisso: no cais da cidade, dezenas de barcos te esperam para fazer passeios incríveis de escuna, barcos e lanchas pelas lindíssimas ilhas e praias da região, palco de dezenas de novelas e filmes. Um dos mais recentes filmes gravados no local foi o Crepúsculo (Twilight) – O Amanhecer. E dá para visitar a área da gravação! A ilha é linda demais!

Banzay 3

E aí? Será que vale a pena trocar aquele dia manso de praia por um passeio delicioso destes? Ah, vale, ô se vale!

Pé na estrada e bom passeio!

Para saber um pouquinho mais sobre a história de Paraty, Clique Aqui!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *