TOP 3 restaurantes que se você não for no Chile, você não foi ao Chile!

Se tem uma coisa que todo mundo gosta, é de comida. Existem dois tipos de viajante: aquele (eu) de albergue, que come qualquer prato por 5 dólares para poder aproveitar a viagem e o viajante que chuta-o-pau-da-barraca (eu 2) e come em algum lugar bacana ao menos UM dia da viagem para poder realmente apreciar uma boa gastronomia. Mas no Chile, não tem jeito. A regra é quebrei a regra e foram três vezes!

É claro que muito provavelmente existem mil outros lugares a serem apreciados. Mas se tem três lugares que você TEM que visitar antes de voltar para casa, esses lugares são os que fui! E dica: fui indicada para todos eles por próprios Chilenos, ou seja, não é manha de turista.

Ah! Também importante: não deixe de comprar vinhos e experimentar os diversos tipos de queijos encontrados em grandes supermercados, como o Jumbo, em Santiago. Tenho a impressão que nunca vi tanta opção de queijo, presunto e vinho na minha vida. Realmente vale a pena fazer uma noite do ‘queijo e vinho’ em casa, para os amantes do prato, principalmente se no dia seguinte você for acordar muito cedo e a noite está muito muito muito fria.

Mundo-Gringo-Comida-Santiago8

TOP 1 – Como Água para Chocolate ***** 

Sim, o nome do meu restaurante favorito tem chocolate até no nome! É o lugar mais maluco-chique que já fui, com lustres para tudo que é lado, uma cama no meio do restaurante que serve como mesa, e garçons totalmente divertidos. Os pratos, os mais finos que já provei. A culinária é bem mista, afrodisíaca e mistura tudo com pouco, na quantia certa. As sobremesas são de se sonhar acordado e, enfim, a experiência realmente é maravilhosa. Não é à toa que ganhou 7 vezes seguidas prêmios requisitados como melhor restaurante e culinária.

Solicite a ajuda do garçom para decifrar alguns pratos e bebidas do cardápio. Há combinações que parecem inviáveis e que, na realidade, são maravilhosas. Sinceramente acredito que qualquer prato deste restaurante é incrivelmente divino. O tempero, os sabores, as cores. Tudo combina com o local, o bom humor dos garçons e a simples-sofisticação da decoração. Abaixo á uma opção de cordeiro, outra de mignon e uma massa recheada com cogumelos. Divido é pouco.

Dica 1: é preciso reservar mesa antecipadamente por telefone se não quiser esperar horas na fila. Dica 2: não deixe para última hora, liguei dois dias antes e quase fiquei sem reserva. Dica 3: sim, é um restaurante caro para um viajante casual. Sendo assim, nada de reclamar de preços, pois nunca vi nada parecido no Brasil. Vale a pena cada centavo. O preço é salgado, mas o paladar é Como Água para Chocolate.

Mundo-Gringo-Comida-Santiago16

Mundo-Gringo-Comida-Santiago3

Mundo-Gringo-Comida-Santiago4

Mundo-Gringo-Comida-Santiago5

Mundo-Gringo-Comida-Santiago

Mundo-Gringo-Comida-Santiago2

Endereço: Connstitución 88, Barrio Bellavista. Telefone para reservas: +56227778740 | +56227354511. E-mail para reservas: reservas@comoaguaparachocolate.cl. Horário de funcionamento: 13h-00h (1pm-12am). Website Clique Aqui.

Como chegar: Assim que chegar no bairro Bellavista dirija-se ao Pátio Bellavista, na Av. Pío Nono. Entre no Pátio e atravesse-o. O restaurante fica na rua de trás, ao lado esquerdo, já na saída do Pátio Bellavista. A rua é um pouco escura à noite, mas sua extensão é completa por restaurantes ou seja, há movimento durante a noite toda!

TOP 2 – Tiramisú ***

Percebe-se minha tara por restaurantes com nome de doces. Mas é incrivelmente uma mera coincidência. Este é fenomenal. É aquele típico restaurante-bar que você tem vontade de ficar a noite inteirinha, das 9 às 2 da manhã sozinho, acompanhado, e pra arranjar companhia no local. É incrivelmente lotado. Este, tem que aguardar em fila de espera – e, em épocas de inverno, vá com um bom agasalho, porque lá é tão cheio que nunca tem vaga na área de espera do bar, a não ser que você chegue cedo.

A comida típica é pizza. Não há comparação. Por algo em torno de 15 dólares você recebe uma pizza maior que um prato individual com 6 pedaços que dá para dividir, caso não esteja com tanta fome. A questão é que a pizza é tão, mas tão saborosa, que é impossível não comê-la sozinho. Então, desencane de dividir. O que sobrar (se sobrar), leve para casa, porque esta pizza é boa quente, morna, fria, congelada. Sabores inusitados e massa perfeitamente do jeito que brasileiro gosta.

O forte do bar também são bebidas e sobremesas. Só de Pisco, o cardápio oferece ao menos umas 8 opções de combinações. A vontade é de experimentar todo o menu! Mas a ressaca do dia seguinte pode ser cruel. rs Tiramissús, nem se fala! Ao menos 5 tipos da sobremesa que dá o nome ao restaurante. Realmente um local charmoso, à luz de velas e imperdível.

Dica 1: chegar cedo. Dica 2: se não chegar cedo, tenha paciência e espere em fila. Espere 1h30 se for preciso, vai valer cada minuto lá dentro. Dica 3: o Tiramissu é muito grande e, nesta altura do campeonato, você já comeu bastante. Ou seja, divida-o com mais 1 ou 2 pessoas, mas não deixe de comê-lo. Dica 4: O Pisco com manjericão é sensacional!

Mundo-Gringo-Comida-Santiago13

Mundo-Gringo-Comida-Santiago12

Mundo-Gringo-Comida-Santiago11

Mundo-Gringo-Comida-Santiago10

Mundo-Gringo-Comida-Santiago7

Endereço: Avenida Isidora Goyenechea, 3141,  Bairro Las Condes. Telefone: +56-2-25194900. Horário de funcionamento: 13h-16h e das 19h-00h (1pm-4pm | 7pm-12am). Website Clique Aqui.

Como chegar: Se não estiver hospedado em El Golf, a sugestão é ir de táxi – mais rápido e seguro à noite, ou de metrô, ao menos na ída; sendo assim, desça na estação El Golf e caminhe em direção à Praça Perú, o restaurante fica em frente. Se você estiver de salto, pegue um taxi a partir da estação de metrô, pois a expectativa é andar 1,5 quadra sentido Manquehue e 2 quadras para dentro, sentido Plaza Perú. Ponto de referência: o restaurante fica à 1 quadra do Hotel W.

TOP 3 – Galindo **

Neste espaço, deixo a sugestão do restaurante Galindo, mas na expectativa que você vá em qualquer restaurante que sirva pratos típicos chilenos, com muito milho e batata. O Galindo foi sugestão de diversos guias turísticos, e, ao chegar, a fila de espera estava gigantesca, e, praticamente, só de chilenos. Ou seja, é um local bem típico da região.

O local é típico para um bom almoço ou, aquele almoço às 15h, com direito à muita comida ou apenas petiscos, pois já perdeu a fome de tanta fome. O Galindo é um mix de restaurante familiar com área externa estilo barzinho; há alguns apenas bebendo uma cervejinha e outros se deliciando com os pratos típicos da região. Não espere o melhor atendimento. Sinceramente, todos os garçons e hostess foram bem ‘curtos e objetivos’, mas acredito que porque o restaurante realmente estava muito cheio.

Independente de qual restaurante típico você conheça, experimente um Pastel de Choclo, uma torta de milho (doce) misturada com carne e frango e outros mil temperos e afins, e a Cazuela de Vacuno (ou de Pollo, frango), uma caçarola com carne, batata, milho, cozidos todos juntos com outros mil temperos e legumes. Ambos, no meu paladar, foi algo bem simples e exótico ao mesmo tempo, mas me dá a impressão que é ‘comida de roça’, no sentido de comida de dia a dia, para os chilenos. Tire suas próprias conclusões. Alguns amam, outros, estranham. Recomendo experimentar! Gostei!

Dica 1: paciência com as filas de espera, pois o atendimento pode não ser o melhor. Dica 2: é permitido fumar na área externa, portanto, caso queira área para não fumantes, solicite para ficar na parte interna do restaurante. Dica 3: o preço é muito acessível, um dos restaurantes mais baratos que comi em Santiago, com grandes porções.

Galindo restaurante

Mundo-Gringo-Comida-Santiago15

Mundo-Gringo-Comida-Santiago14

Endereço: Dardignac 98, Bairro Recoleta. Telefone: +56-2-7770116. Horário de funcionamento: 12h30-14h (12h30pm- 2pm) e, de sexta e sábado, aberto até às 16h (4pm). Website Clique Aqui

Como chegar: O Galindo fica à uma quadra do restaurante Como Água para Chocolate. Sendo assim, quando chegar no bairro Bellavista dirija-se ao Pátio Bellavista, na Av. Pío Nono. Entre no Pátio e atravesse-o. Ao lado esquerdo, já na saída do Pátio Bellavista, siga em frente até a próxima esquina. O restaurante fica realmente na esquina da frente.

E é isso! Poderia falar de comida eternamente. Mas mantemos esses TOP 3 que já são mais do que o suficiente para experimentar o gostinho de Santiago.

Bom apetite! Boa viagem!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *