Como tirar visto Americano? Confira passo a passo, os mitos e verdades!

Há tempos que eu estava enrolando para tirar visto Americano. Todos falavam que era tão chato e difícil o processo que eu deixava sempre para quando eu realmente fosse viajar para os EUA.

Anos se passaram e, antes que alguma lei mudasse, resolvi tirar logo o tal visto, pois ele vale para dez anos e, mesmo se eu não viajar agora, pelo menos quando eu planejar, já tenho o visto em mãos!

Como sempre, fui me informar com amigos para saber ‘como é o processo’. Mas a maioria das respostas não eram tão esclarecedoras: “não sei, paguei um despachante”, ou “tem que preencher um monte de documentos, olha lá na Internet”. E foi o jeito. Dei uma boa pesquisada e procurei ler o máximo possível sobre o assunto, pois não queria correr riscos de ter um visto negado por falta de informação.

Eis, então, a conclusão: tirar visto americano é muito mais fácil do que ‘diz a lenda’ – ou dizem seus amigos! Segue, então, um passo a passo do processo, para facilitar a vida dos futuros viajantes à terra do Tio Sam!

Visto Americano 1

PASSO 1 – Acesse o site https://ceac.state.gov/genniv, escolha seu país de origem e clique em Start an Application (dar início à aplicação de visto). Você irá preencher eletronicamente o formulário DS-160, sua solicitação de visto de turismo. Para o preenchimento, será necessário ter em mãos: foto digital 5×7 com fundo branco, número do passaporte, RG, CPF, nome e data de nascimento de seus pais, valor do seu salário mensal e entre outros dados normais de cadastro. Antes de preencher a solicitação de visto, é possível fazer um teste no site e ver se sua foto será aceita, através deste link ‘teste foto’.

Detalhes para a foto: não adianta você cortar uma foto sua, bonita, na praia, festa, jantar. Não adianta montar em Photoshop, nem pintar o fundo de branco. Eu tentei e o site não aceita. É preciso tirar uma foto 5×7 (em uma loja de fotografia) e pedir o formato digital. Geralmente quando fala-se em ‘foto de passaporte’ os atendestes já sabem tudo. Tire todos os brincos e acessórios e nada de cabelo no rosto. Quem tem cabelos compridos, coloque atrás da orelha, e, quem tem cabelos curtos, tire todos os fios da testa, mesmo crianças e bebês. Também evite usar filtro solar para que o flash não dê reflexo no seu rosto, pois seu rosto ficará com ‘manchas’  e o site também não irá aceitar.

Visto Americano 2

Atenção: todos os sites estão em inglês, mas, se você não sabe a língua, é só colocar o cursor do mouse em cima da frase desejada que aparece uma caixa com a tradução.

Também importante: anote o número de sua aplicação (Application ID) que foi gerado, para futuras referências. Preencha todo o formulário com sinceridade, para que não tenha problemas depois. Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação. Se preencheu algo errado, é possível refazer todo o processo.

PASSO 2 – Agora é preciso agendar uma visita ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), para tirar outra foto e recolher as impressões digitais, e uma visita ao Consulado, para fazer uma entrevista.

Atenção: É necessário agendar a ida ao CASV antes de sua ida ao Consulado e não pode agendar as duas para o mesmo dia. Tente agendar um dia após o outro, ou as duas visitas para a mesma semana, com no máximo 7 dias de diferença. Por telefone é possível se informar quanto às datas e horários disponíveis. Você receberá um e-mail confirmando as datas e horários de suas entrevistas (CASV e Consulado). Imprima este e-mail.

PASSO 3 – É preciso pagar a taxa MRV de solicitação de visto (US$ 160, para vistos de turismo e de negócios). Dá para fazer isso tanto através do site http://brazil.usvisa-info.com, quanto por telefone, cujo processo é muito mais rápido e é super seguro. Neste link, encontre o telefone mais próximo de sua região http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_service_options . Tenha em mãos a página de confirmação do formulário DS-160 (com código de barras), o número do passaporte e o cartão de crédito para pagamento.

Visto Americano 3

PASSO 4 – Junte TODA a documentação pessoal que achar necessário. Eu não precisei mostrar NADA. Porém, eu levei tudo. É melhor pecar pelo exagero do que pela falta, para não perder viagem – e nem o visto!  Se for casado (a), leve certificado de casamento. Se tiver filhos, leve certificado de nascimento. Leve comprovantes de endereço, cópia dos comprovantes, os últimos recibos de pagamento de salário, declaração de imposto de renda, os últimos holerites etc.

PASSO 5 – No dia agendado, vá ao CASV com a página de confirmação do formulário DS-160, o passaporte e o comprovante de agendamento e pagamento da taxa (o comprovante é o mesmo, e foi enviado ao seu e-mail após agendamento por telefone). Quem tiver crianças, provavelmente será preciso levar uma foto 5×7 impressa, com fundo branco. Adultos não precisam levar fotos impressas.

Visto Americano 3

Atenção: Deixe todos os seus pertences no carro ou nos guarda-volumes, pois só é possível entrar no CASV com as documentações em mãos. Sim, é possível entrar com o celular, desde que esteja desligado. Tente chegar uns 15 minutos antes do horário marcado, para que você pegue a fila de acordo com seu horário, com tranquilidade. Não adianta chegar meia hora mais cedo porque você não será atendido. As filas são formadas por ordem de horário, de 30 em 30 minutos. Ou seja, uma média de 10 a 15 pessoas tem o mesmo horário que o seu. Não chegue atrasado.

PASSO 6 – No dia entrevista com o Consulado, leve novamente o passaporte, a página de confirmação do formulário DS-160 e o comprovante de agendamento e pagamento da taxa, além de todos os documentos do passo 4. Provavelmente nenhum documento será solicitado, porém, novamente, você não quer arriscar perder a viagem – literalmente.

Dica: tente agendar logo nos primeiros horários, para evitar que eventuais atrasos o deixem muito tempo na fila. Chegue de 30 a 60 minutos mais cedo, se possível. Assim que chegar ao Consulado, vá até a ENTRADA do portão, não pegue a fila do lado de fora seguindo o fluxo, pois somente na frente do portão alguém estará anunciando e autorizando, de 10 em 10 minutos, a entrada do pessoal no Consulado. Prepare-se para enfrentar fila e ser empurrado.

Visto Americano 6

Você pegará três filas: na entrada, após a entrada e uma fila para entrevistas. Eu cheguei uma hora antes, às 9:30 e um rapaz já estava autorizando a entrada de todos que tinham entrevista às 9:50. Ainda assim, entrei antes das 10 horas e fui entrevistada na hora exata, às 10:20. Talvez foi sorte – ou organização americana.

Visto Americano 4

PASSO 7 – No dia da entrevista, vá com uma roupa normal, sem exageros. E, na hora da entrevista, só responda o que a pessoa perguntar. As únicas perguntas que respondi foram: quando eu iria viajar, para onde, fazer o quê e com quem. Não precisei mostrar nenhum documento, nem o meu, nem o da minha família. Apenas tiramos, novamente, as digitais. Se estiver com sua família, tente agendar todos no mesmo horário e vocês serão atendidos todos juntos.

Visto Americano 5

Para mais informações, consulte a página http://brazil.usvisa-info.com. Boa viagem!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *